Brasileira consegue tirar foto com ausência de luz

blog1

Todos sabemos que o principio básico para uma foto ser tirada é a entrada de luz no obturador da câmera. Mas para a pesquisadora Gabriela Lemos, essa não é a única opção graças a Física Quântica. Recentemente, ela participou de um experimento que revela uma nova forma de produzir imagens: uma câmera que tira fotos sem que a luz precise iluminar o objeto a ser fotografado.

Para conseguir realizar o feito, a pesquisadora utilizou o entrelaçamento quântico, que diz que quando duas partículas estão conectadas, mesmo que elas se separem no espaço a qualquer distância, o que quer que aconteça com uma delas, imediatamente será sentido pela outra partícula.

A partir desse princípio, a brasileira tirou uma foto do desenho de um gato que nunca foi iluminado pelos fótons capturados para gerar a imagem, criando partículas entrelaçadas, mas com energias diferentes.

foto

Em seguida, ela jogou sobre a imagem as partículas menos energéticas – que causam menos problemas para o material fotografado – e fez as medições na outra partícula que tinha mais energia. Assim, ela conseguiu capturar a imagem, jogando sobre a figura menos energia do que seria normalmente necessário para ilumina-lá.

Gabriela Barreto Lemos é pesquisadora da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e está atualmente fazendo pós-doutorado na Academia Austríaca de Ciências, em Viena.

Fonte: inovacaotecnologica.com.br

Artes Visuais, Fotografia | | No Comments

« »