Aproveite as hashtags no seu negócio

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Se você entrar no Twitter, Instagram, Pinterest, Google+, YouTube ou Facebook, você não tem como evitar a presença das #hashtags. Para o quem ainda está se familiarizando com as redes sociais, as hashtags podem ser algo confuso e inútil à primeira vista. Mas se você entender o seu propósito e aprender a usá-las, as hashtags são uma ferramenta poderosa que podem ajudar envolver o seu público-alvo e aumentar o reconhecimento da sua marca.

Hashtag é uma palavra-chave precedida pelo símbolo #, que as pessoas incluem em suas mensagens. Essencialmente, ela faz com que o conteúdo do seu post seja acessível a todas as pessoas com interesses semelhantes, mesmo que eles não sejam seus seguidores ou fãs. Por exemplo, digamos que você seja um fã da Apple e que você esteja pensando em comprar um iPhone 5. Ao pesquisar por “#iPhone5″ em qualquer rede social irá mostrar os posts e fotos de todos os usuários que usaram “#iPhone5″ em suas mensagens. As hashtags aparecem como links clicáveis quando usadas em mensagens, bastando clicar sobre elas para ver todos os resultados relevantes.

Tipos de #hashtags:

Hashtags de conteúdo: Se você é totalmente novo no mundo das hashtags, em primeiro lugar considere usar hashtags que se relacionam diretamente com a sua marca, produto ou serviço. Hashtags de conteúdo irão expor a marca para muitos clientes em potencial, que antes não eram familiarizados com a sua marca. Se você possui uma confecção de roupas, usar hashtags como #camisetas ou #moda irá expor o seu negócio para pessoas que ainda não o conhecem.

Trending hashtags: Outra ótima maneira de aumentar a visibilidade da sua marca é usar as hashtags que estão nos trendings, ou seja, marcações já existentes e que estão na moda. Mas para usar uma dessas hashtags, é preciso criar mensagens que realmente agreguem valor à conversa existente. Se seu post não agrega valor, ele será ignorado e, até mesmo, poderá ser considerado spam. Nesse caso, é interessante tentar encontrar uma ligação entre o assunto em trending e a sua marca. Se o seu post for informativo, engraçado ou viral, ele será compartilhado por outros usuários e isso irá ampliar o alcance da sua marca.

Hashtags originais: Às vezes, o problema com o uso de hashtags genéricas ou populares é que seus posts podem se perder no meio de centenas de mensagens que estão usando as mesmas hashtags. Por isso, vez ou outra, é uma boa ideia criar suas próprias hashtags, específicas para o seu negócio ou sua marca. Elas poderão ser usadas em campanhas específicas, como uma promoção especial, ou então como forma de fortalecer as suas campanhas de marketing.

Como as hashtags podem ajudar a promover o meu negócio?

Presumindo que o seu perfil nas redes sociais seja público, usar hashtags faz com que as suas mensagens sejam visíveis para qualquer um que compartilhe o seu interesse. Isso faz com que os seus posts não fiquem mais limitados à apenas seus seguidores, o que modifica o seu conteúdo de forma que fique acessível a todos os interessados. Escolher a hashtag certa irá ampliar o alcance das suas mensagens para milhares de potenciais seguidores, fãs ou clientes.

Para criar uma hashtag, tudo o que você precisa fazer é juntar um # e uma palavra-chave relevante. Você pode inserir hashtags em qualquer lugar em suas mensagens: no começo, meio ou fim. O resultado é o mesmo, desde que suas hashtags sejam relevantes.

As hashtags são poderosas, quando usadas sabiamente. Nada afasta mais as pessoas do que um post confuso com hashtags em excesso ou muito longas, como #VejaSóOQueEuTomeiDeCaféDaManhã. Como regra geral, no Twitter não se usa mais do que uma ou duas, mas no Instagram dá pra usar 4 ou 5 hashtags sem problemas, assim como no Facebook.

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